domingo, 1 de novembro de 2009

Aprendendo Princípios de Depressão

  •    O que é a Depressão ? 
Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: depressão apresenta-se como um distúrbio de alteração de humor e/ou comportamento,é uma doença como outra qualquer que exige tratamento.
  • Como posso identificar se é depressão e não mera tristeza ?
Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança, desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal,perda da vontade de viver por isso surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.
  • Porque a Depressão é chamada "A doença do século" ?
Os números da depressão são mesmo alarmantes: embora não se tenha um cálculo exato, estima-se que cerca de 30% da população mundial sofra da doença, sem saber.
A depressão está sendo considerada a doença do século XXI devido o crescente número de casos estudados, o que tem favorecido o diagnóstico inicial e de maneira mais segura, quando comparado há décadas passadas.A depressão é um transtorno de humor e/ou de comportamento que tem crescido significativamente nos últimos tempos e merece atenção especial dos profissionais de saúde em relação ao diagnóstico prévio e correto, bem como na atenção aos familiares.
Atualmente, percebe-se que, como a depressão não é uma doença rara e o conhecimento dos seus sintomas é difundido, algumas pessoas tendem a se considerar deprimidas quando apresentam alguma sensação associada à depressão, podendo cometer o erro da auto-medicação. Nesse sentido, ressalta-se a importância da consulta a um profissional especializado